Rui Leitão

"Não se faz omelete sem quebrar os ovos"
Tudo na vida tem um preço a pagar, um risco a correr, uma opção a decidir. O caminho dos objetivos é árduo, com muito esforço e sacrifício. Para colher é preciso plantar, para ter é preciso trabalhar, para desfrutar é preciso construir e antes de comer é preciso quebrar os ovos.
A culinária ensina que é impossível preparar uma omelete sem quebrar os ovos, o mesmo ocorre na vida. É impossível ter êxito sem: planejar o fazer, estabelecer metas a seguir, cumprir um cronograma de trabalho, ter consciência dos possíveis riscos e consequências.
A consecução dos seus resultados vai depender da competência no enfrentamento dos desafios, na superação das dificuldades e dos obstáculos. O sucesso da conquista está na coragem e na ousadia. Quem teme encarar problemas não é bem sucedido em suas empreitadas.
Da mesma forma que não se faz uma omelete sem quebrar os ovos, não se toma uma decisão sem custo. Tanto para quem vai executar como para quem vai receber há um preço a se pagar. Pois todo peso tem uma medida e toda ação uma reação. Que prevaleça o bom senso.
O provérbio é um alerta de que nada se consegue sem esforço, sem dor. Ainda que cheio de esperança tudo se faz com muito trabalho e suor. Não se “quebrar os ovos” para “fazer uma omelete” ou se corre riscos para desenvolver um projeto sem inquietação e angústia.
Integra a coletânea de textos que intitulei “REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados, expressões e provérbios)”.
Marcadores: ,

Sobre o Autor

Amo a cidade de Areia, suas belezas e sua gente. Carrego esta cidade no peito para que ninguém a destrua. Seu clima é frio e encantador, seu povo quietinho...