Apoio à realização da Rota Cultural Caminhos do Frio

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da PBTur, apoiará a Rota Cultural Caminhos do Frio, que este ano acontecerá no período de 22 de julho a 1 de setembro. A programação será divulgada no próximo dia 16, às 9h, em coletiva de imprensa a ser realizada no auditório da PBTur com a presença do secretário Chico César, prefeitos e secretários de cultura dos seis municípios envolvidos: Bananeiras, Areia, Serraria, Pilões, Alagoa Nova e Alagoa Grande.
Com nomes de peso em cada cidade, estão confirmados artistas como Guilherme Arantes (Bananeiras), Zélia Duncan, Zizi Possi, Lucy Alves, Orquestra Sinfônica Jovem com participação de Sandra Belê, Denise Stoklos (Areia), Nando Cordel (Serraria), Geraldo Azevedo (Pilões), Santana, O Cantador (Alagoa Nova) e Lenine (Alagoa Grande). As cidades ainda contarão com atrações locais e regionais, com programações que duram uma semana em cada município.
A Rota Cultural Caminhos do Frio acontece anualmente e é uma ação de referência para toda a Paraíba em termos de circulação e fruição cultural, desenvolvimento do turismo sustentável e formação de Arranjo Produtivo Local. O período de realização do projeto coincide com a ápice do inverno na região, quando a temperatura chega a 12º.
Com uma programação diversificada, que transita entre diversas linguagens artísticas, a Rota Cultural também envolve um circuito de engenhos produtivos de cachaça e rapadura, gastronomia regional, trilhas ecológicas, além de contemplar e conhecer a história do ciclo do açúcar presente nos museus e nos casarios históricos das cidades que estão inseridas no Roteiro Integrado Civilização do Açúcar (PB, PE e AL).
Para o secretário da Cultura, Chico César, o circuito dividido em seis semanas, uma para cada município, tem se propiciado como momento fecundo para a circulação da produção cultural de nosso Estado e, especialmente, do próprio Brejo. “O Governo do Estado faz-se presente apoiando financeiramente, com serviços, a realização do Caminhos do Frio, e também ajudando a conceituá-lo, qualificá-lo e divulgá-lo. Antes não era assim, não havia nenhum apoio concreto”, afirmou.
As atividades ocorrerão de 22 de julho a 1 de setembro, distribuídas na seguinte ordem de programação:
Bananeiras – 22 a 28 de julho
Areia – 29 de julho a 4 de agosto
Serraria – 5 a 11 de agosto
Pilões – 12 a 18 de agosto
Alagoa Nova – 19 a 25 de agosto
Alagoa Grande – 26 de agosto a 1 de setembro
Unificação de projetos – Em sua etapa na cidade de Areia, a Rota Cultural Caminhos do Frio se funde ao 14º Festival de Artes de Areia, unificando as programações e fortalecendo dois projetos de referência para o Estado. Após anos de descontinuidade, o Festival foi retomado em 2011, e chega a sua terceira edição consecutiva sob o tema “Paraíba Feminina da Cultura”, propondo um debate sobre o universo feminino nas artes contemporâneas e na sociedade, através de suas estéticas, éticas e ações protagonistas.
Marcadores:

Sobre o Autor

Amo a cidade de Areia, suas belezas e sua gente. Carrego esta cidade no peito para que ninguém a destrua. Seu clima é frio e encantador, seu povo quietinho...