Próximo passo de Cartaxo será a Festa da Neves
Religioso como poucos políticos sabem ser, principalmente no exercício do poder, o prefeito Luciano Cartaxo reafirma que pretende fazer com que a festa da nossa padroeira, Nossa Senhora das Neves, volte a ser comemorada à altura do catolicismo que marca a rotina da maioria da população pessoense.
Respeitando a vontade da população, ele já começou no início da semana a tomar definições que visam o resgate do apogeu do evento que mobilizava praticamente toda cidade, independentemente até de diferenças entre crenças religiosas.
Cartaxo não governa apenas de olho na chuva que cai incessantemente sobre a capital paraibana há mais que 15 dias consecutivos. Na segunda feira ele acordou determinado em mudar a história recente de um festejo raro, pois reunia ricos e pobres, brancos e negros, letrados e sem estudo, e que marcava o calendário de eventos massivos realizados em nossa cidade.
Nem mesmo a disputa pelo governo do estado, que já começou na Paraíba que sobrevive de palanques eternamente armados, lhe tirou a atenção da padroeira que todo pessoense aprendeu a admirar. O PT ainda não sabe como ocupará um desses palanques em 2014, mas o prefeito petista sabe muito bem que a Festa da Padroeira vai representar outro encontro marcante entre o dirigente atual da Prefeitura e seus moradores, haja vista que Cartaxo obteve uma vitória retumbante no ano passado, saindo da terceira colocação nas pesquisas para ocupar hoje em dia o trono do Paço Municipal, que vem a ser simplesmente o segundo cargo mais importante da Paraíba.
Ao anunciar que pretende organizar uma festa de primeira linha em homenagem à Nossa Senhora das Neves, Luciano sabe também que enfrentará pela frente zilhões de questionamentos sobre o repertório de shows musicais que a Funjope realizará no Ponto de Cem Réis, ao longo dos dias de festejos profanos, enquanto na Basílica o arcebispo Dom Aldo Pagoto dará continuidade ao roteiro de novenas e a procissão que tradicionalmente percorre toda região central, arrastando uma multidão de fiéis inabaláveis.
Os dois se dão muito bem: o prefeito petista e Dom Aldo. Ao ponto do prefeito iniciar aos festejos de São João este ano com uma missa especial celebrada às 18 horas na Igreja do Carmo, bem em frente ao local onde- em seguida- aconteceria mais um Festival de Quadrilhas Juninas. Tudo muito simples e movido apenas pela fé. O resultado é que o cidadão simples que vive e trabalha em João Pessoa participou de um dos eventos populares mais animados da última década...
Cartaxo deve ter consciência de que surgirão críticas contra a tal música brega e/ou música sem qualidade que possam vir a constar da programação.Afinal de contas, vem optando pelo respeito ao gosto do povo desde que assumiu a Prefeitura.
Diante da possibilidade de rever seu povo rezando e brincando, como sempre fez, a padroeira deve estar - desde já - rememorando os alegres tempos em que acarinhava todos seus filhos diante do altar católico e adjacências.
E até mesmo aqueles pessoenses que não são católicos percebem que tem motivos de sobra para se arrumar afins de mais um aniversário da cidade que amamos.
Galeria de Vídeos
- Notícias Atualizadas
- Comentários
Publicidade