Através de uma parceria com o Sebrae, a prefeitura municipal de Areia recebeu essa semana a visita do programa Aventura Selvagem, apresentado pelo destemido Richard Rasmussen, que desembarcou no brejo paraibano no sábado (10/08) para fazer reportagens sobre o artesanato local, destacando os pontos turísticos e a história do município, que é tombado pelo patrimônio histórico Nacional.
O apresentador veio para a Paraíba para realizar um trabalho junto ao Governo do Estado, relacionado à fusão dos roteiros turísticos da Rota Cultural Caminhos do Frio, que envolve os municípios de Areia, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Serraria, Pilões e Bananeiras.
Recepcionado pela equipe da Secretaria de Educação do Município, através da secretária Lúcia Geovana, e também pelo secretário de turismo, Adriano Nunes, Richard conheceu o artesanato da Chã da Pia, destaque em oficinas do Festival de Artes, Lá ele ficou encantado com a Artes das ceramista. O apresentador também conheceu a Chã do Jardim, com destaque para os meninos da palha da banana, o restaurante Vó Maria, engenhos, a Casa do Doce, entre outros pontos turístico da terra da cultura.
O programa com a passagem do apresentador pela cidade de Areia vai ao ar no próximo dia 25 de agosto e levará a cultura de Areia para a mídia nacional. Para a secretaria de Educação, Lúcia Geovanna, a divulgação da cidade de Areia na mídia nacional é fantástico para a cidade, pois impulsiona o turismo local e a geração de emprego e renda.
"É fantástico para a cidade de Areia esse tipo de divulgação pois nosso município vem se redescobrindo nesse novo ciclo econômico do turismo cultural que tem o incentivo fundamental da gestão municipal", destacou.
A equipe do Aventura Selvagem fez imagens e várias tomadas ainda durante o Festival de Artes, que aconteceu de 29/07 a 04/08, já o apresentador, que estava durante a semana em Pilões, desembarcou na cidade de Areia no sábado, onde permanece até esta terça-feira (13).
Empenhado em valorizar não só o turismo de eventos, mas também o cultural, o secretário Adriano Nunes também comemorou a vinda do apresentador do SBT Nacional para divulgar a cultura de Areia. "Areia tem um potencial turístico enorme e essa gestão está empenhada em mostrar não só os eventos, mas também a cultura local, a conservação do patrimônio histórico e trajetória da cidade em todos esses anos, incentivando o conhecimento, alavancando o artesanato e proporcionando geração de emprego e renda", disse Nunes.
A emoção, no entanto, ficou por conta do prefeito Paulo Gomes (PRB) que não tem medido esforços para colocar Areia na rota do desenvolvimento cultural. "Graças a Deus o potencial turístico e cultural de Areia tem ganhado reconhecimento e essa gestão está disposta e aberta para parcerias, para incentivar a cultura, a valorização e preservação do patrimônio histórico, proporcionando meios alternativos de geração de renda para os moradores, pois o comércio ganha, a hotelaria ganha, a artesanato ganha, o povo ganha e a gestão fica satisfeita", disse.
QUEM É RICHARD
Richard Rasmussen é apresentador, economista, biólogo e naturalista. Profundo conhecedor da fauna, ele tem uma forma espontânea e irreverente de cuidar e se relacionar com os bichos. Richard ganhou destaque e visibilidade, desde 2005, quando começou a apresentar o quadro "Selvagem ao Extremo", na TV Record. Em agosto de 2009, assinou contrato com o SBT para apresentar um programa semanal dedicado à natureza selvagem, o Aventura Selvagem.
A paixão pelos animais começou desde criança. Nascido em São Paulo, em 1970, Richard morou até os 10 anos em uma chácara em São Roque, interior do estado, onde passava grande parte do seu tempo com os animais, tanto domésticos quanto silvestres. "Esse contato foi fundamental para a minha escolha de vida. Lembro-me de comemorar os aniversários dos sapos da chácara, quando eu tinha cinco ou seis anos", conta Richard.
As viagens com o seu avô materno, um italiano que se encantou com a beleza da natureza do Brasil, também foram fundamentais para alimentar o interesse de Richard pela fauna. O avô levava Richard, com 12 anos, para as suas primeiras aventuras nas matas brasileiras, pelo Pantanal e Amazônia.
Quando chegou a época de fazer sua escolha profissional, Richard, mesmo querendo optar pela faculdade de biologia, por pressão familiar, começou a estudar economia na USP (Universidade do Estado de São Paulo), formou-se e trabalhou por 10 anos como auditor de empresas. Chegou, inclusive, a fazer um MBA na Toronto University, nos EUA.
Mas, Richard não deixou seu sonho para trás. Paralelamente ao exercício da profissão de economista, criou e dirigiu, por dez anos, um grande criadouro conservacionista no Estado de São Paulo, que abrigava diversos animais vindos da polícia ambiental, do comércio ilegal e de resgate de Fauna, onde juntamente com os biólogos e veterinários do projeto, aprendeu na prática o que apresenta nos programas de televisão. Foi então que, tempos depois, formou-se em Biologia.
Assessoria PMA
foto: Clemilson/ Setur
Galeria de Vídeos
- Notícias Atualizadas
- Comentários
Publicidade