Aula inaugural do CEDUC/UEPB com Moacir Carneiro

A noite desta quinta-feira (3) foi especial para centenas de alunos do Centro de Educação (CEDUC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que participaram da aula inaugural do semestre letivo 2013.2, realizada no Auditório III do Centro de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó. Além de marcar oficialmente o início das atividades do calendário da graduação, os estudantes puderam participar da palestra do professor Moacir Carneiro, teórico sobre Educação, que na oportunidade ministrou aula sobre uma de suas principais obras: o livro “O nó do Ensino Médio”.
O professor Moacir, que foi aluno da Instituição quando a mesma ainda se chamava FURNe, ministrou a aula a partir do convite da direção do CEDUC, nas pessoas dos professores Rodrigo Soares e João Damasceno, diretor e diretor adjunto do Centro, respectivamente. O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, promoveu a abertura oficial da aula reforçando a importância da Instituição receber mais uma vez o professor Moacir Carneiro que, ao longo dos anos, empresta seus conhecimentos para o desenvolvimento da Educação brasileira.
“É uma alegria muito grande poder receber o professor Moacir, que foi aluno desta Instituição e que hoje presta um serviço imensurável com seus ensinamentos voltados à Educação. Vocês, alunos, são privilegiados por terem a oportunidade de terem uma aula com um dos principais nomes do pensar Educação. Acredito que todos sairão dessa palestra com um novo olhar sobre o que significa ser um educador”, destacou o professor Rangel Junior dando boas vindas ao visitante.
Já o professor Ricardo Soares, diretor do CEDUC, destacou a importância da presença de Moacir Carneiro e disse que com esta aula inaugural o Centro de Educação começa o novo semestre com o pé direito, uma vez que as teorias abordadas pelo pedagogo se aplicam ao que é vivenciado nos cursos de Licenciatura oferecidos pela UEPB. “Ele apresentou um estudo acerca do Ensino Médio das escolas brasileiras que é um dos pontos que buscamos abordar com os alunos nos nossos cursos”, disse Ricardo.
Com o auditório lotado de estudantes, professor Moacir Carneiro agradeceu o convite para voltar à UEPB e já iniciou sua fala abordando os aspectos que destacou em seu 23º livro, ressaltando que o Estado brasileiro nunca buscou planejar o Ensino Médio da escola de massa. O teórico questionou os padrões físicos e de metodologia e a desvalorização dos professores no exercício de sua profissão. Segundo ele, existe uma separação entre o Ensino Médio e a Educação Básica, principal ponto de falha do sistema educacional brasileiro.
“O Estado prepara o Ensino Médio visando o Enem, o que é um erro, já que o Enem deveria ser o Exame de Exclusão Imediata dos alunos da rede pública. Não que eles não tenham condições de fazê-lo, por que tem, mas é porque o Enem está voltado para a universidade, enquanto que o Ensino Médio caminha olhando para a Educação Básica”, destacou o professor que ainda abordou discussões expostas em seu livro “O nó do Ensino Médio”.
“Além de todos esses problemas, estamos caminhando para uma tragédia nacional, que é o processo de extinção do professor do Ensino Médio. Com a desvalorização que há acerca desse profissional, em breve será bem mais difícil encontrar pessoas para desempenhar essa função. Além da questão principal do baixo salário docente, nós ainda passamos pelos problemas da docência como campo de trabalho e a defasagem da formação do professor como profissional”, afirmou Moacir Carneiro.

Perfil

Paraibano de Areia, Moacir Alves Carneiro é ex-professor de Organização da Educação Brasileira na UFPB e da Universidade de Brasília (UnB). Fez estudos de especialização na Universidade do Estado de Nova York e doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris. Na França, foi professor visitante do Colégio Cooperativo Internacional. Foi reitor e secretário de Estado da Educação, diretor de Operações do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação/FNDE.
Tem atuado como consultor junto a vários órgãos internacionais (Crub, Consed, MEC, Interlegis). Como representante do MEC, integrou grupos de trabalho, junto ao Congresso Nacional, na elaboração do texto final da LDB. Autor de 23 livros na área de legislação de ensino, é consultor-sênior do Instituto Interdisciplinar de Brasília e diretor da Faculdade de Direito da Faciplac-DF.
Marcadores: , ,

Sobre o Autor

Amo a cidade de Areia, suas belezas e sua gente. Carrego esta cidade no peito para que ninguém a destrua. Seu clima é frio e encantador, seu povo quietinho...