Paroquia de Areia comemora 200 anos

Areia chega ao ano de 2013 com uma carga histórica construída em mais de dois séculos. O patrimônio cultural de Areia vai para além do que disseram especialistas em história, em antropologia cultural e antropologia da história. Areia nasce guardada e protegida por uma mulher bela, cujo encanto fluiu em Deus. Maria, a Virgem da Conceição.
O ano de 2013 oferece-me oportunidade única para refletir as maravilhas de Deus em minha vida. Agradecer a ele a maravilha de poder dizer a mim próprio que sou sacerdote de sua Igreja. Pois no dia 12 de dezembro de 2013 (dia de Nossa Senhora de Guadalupe) estarei celebrando vinte anos da minha ordenação sacerdotal. Deus me tem feito muitíssimo feliz. curto a alegria de ser padre com amor e fazer as pessoas sentirem que ser padre vale a pena! Digo isto a mim todos os dias, ser padre vale a pena!Para mim, ser padre se antepõe a tudo na minha vida. Por isso repito tantas vezes forem necessárias, vale a pena ser padre! Vale a pena fazer do sacerdócio essa comunicação de alegria e amor para com as pessoas. Fazer cada dia o amor de Deus acontecer em cada gesto. Saber que cada momento é único, não voltará jamais.
Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Pirpirituba, em 30 de abril de 2005 celebrei o 80º aniversário de criação da paróquia; na Paróquia da Catedral Nossa Senhora da Luz, em 02 de fevereiro de 2010 celebrei o 250º aniversário da chegada da imagem de Nossa senhora da Luz em Guarabira. Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Areia, estamos jubilosos com o bicentenário da Paróquia que será celebrado em 29 de junho (2013). São duzentos anos de presença amorosa de Nossa Senhora da Conceição, que, ininterruptamente, desde 29 de junho de 1813, aqui Maria preside o coração deste povo.
Areia tem toda uma antropologia marcada pela presença dessa figura imponente, diante de quem, todos nos curvamos, a Virgem Maria. Maria tem suscitado maravilhas, quando a esta terra, zelosos sacerdotes ela tem oferecido.
Esta Paróquia conta com a graça de ter oferecido à Igreja muitos filhos consagrados para o serviço do altar. Sacerdotes consagrados para consagrar. Consagrar o povo de Deus santificando-o. Quanta honra tem o povo de Areia saber que do seu seio saíram filhos sacerdotes.
A alegria de Areia se completa quando sabe que dos seus filhos sacerdotes dois chegaram ao episcopado. Atingiram o episcopado os padres Adauto Aurélio de Miranda Henriques, que foi o primeiro Bispo da Diocese da Paraíba, criada em 1892 e instalada em 1894 e seu primeiro Arcebispo Metropolitano em 1914, quando foi a Paraíba elevada à dignidade de Arquidiocese; e Santino Maria da Silva Coutinho, nascido na cidade de Pilões. Este foi Arcebispo de Santa Maria de Belém do Grão Pará e depois de Maceió.
Assim chega a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, depois de dois séculos de muita história de vida, para celebrar o jubileu do bicentenário.

Parabéns, Areia!

Pe Paulo José de Lima

Administrador Paroquial
Marcadores:

Sobre o Autor

Amo a cidade de Areia, suas belezas e sua gente. Carrego esta cidade no peito para que ninguém a destrua. Seu clima é frio e encantador, seu povo quietinho...